Desenvolvedores Debian voltam a discutir sobre o processo de inicialização

O Comitê Técnico do Debian passou o começo do ano discutindo qual seria o novo sistema de inicialização, Systemd ou Upstart, quando acabaram escolhendo o primeiro. Agora, vários meses depois da discussão inicial, uma nova foi aberta. Os desenvolvedores agora discutem se, apesar de escolher o Systemd como padrão, desejam que os pacotes dos repositórios sejam dependentes dele ou não.

O Systemd é amado e odiado porque o projeto acabou se expandindo além das tarefas necessárias, controlando outras áreas do sistema e, com isso, absorvendo outros softwares como o udev, por exemplo. O problema é que, com isso, muitos softwares estão se tornando dependentes do Systemd, dificultando a mudança para concorrentes como o Upstart. Um bom e grande exemplo de software que está se tornando dependente é o Gnome, que já inclui diversas integrações com o sistema de inicialização e seus muitos serviços.

systemd21_10
Essa dependência, como alguns desenvolvedores sugerem, pode ser prejudicial para versões do Debian que não utilizam o Kernel Linux, único suportado pelo Systemd, como Debian GNU/Hurd e o Debian GNU/KFreeBSD. Além disso, as muitas distros baseadas no Debian acabariam também presas ao sistema de inicialização, tornando a distro uma base não tão atraente como é agora.

Logicamente as integrações do Systemd e de seus serviços com diversas áreas do sistema trazem otimizações interessantes para alguns casos, mas os desenvolvedores do Debian tem razão ao temer ficarem dependentes dele. A escolha que terá de ser feita é entre utilizar o Systemd e suas integrações ao sistema, o que faz dele uma opção interessante, ou não utilizar as integrações, tornando o sistema mais independente, mas reduzindo o Systemd ao nível dos concorrentes, ou até mais baixo.

Fonte: http://www.espacoliberdade.blog.br/2014/10/debian-volta-discutir-sobre-seu-sistema.html

Anúncios

Sobre Éder S. G.

https://edersg.wordpress.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: