Código de conduta do Projeto Debian

codigo_de_conduta1Texto inicial do código de conduta do Projeto Debian

Aja com educação
Em um projeto do tamanho do Debian, inevitavelmente haverá pessoas nas quais você pode discordar ou têm dificuldade para cooperar. Mesmo assim, continuem agindo com educação. Discordância não é desculpa para mau comportamento ou ataques pessoais. Uma comunidade em que as pessoas se sentem ameaçadas não é uma comunidade saudável.

 

Assuma boa-fé
Os colaboradores do Debian têm muitas maneiras de alcançar o nosso objetivo comum que é fornecer um sistema operacional universal e livre que pode diferir de seus objetivos pessoais. Lembre-se que muitos dos colaboradores do Debian não conversam nativamente em inglês ou podem ter diferentes origens culturais.

 

Aja colaborativamente
O sistema operacional Debian é um projeto amplo e complexo. Há sempre mais a aprender dentro dele. É uma boa atitude solicitar ajuda quando você precisar. Da mesma maneira, as ofertas de ajuda devem ser vistas no contexto do nosso objetivo comum de melhorar o Debian.

Quando você faz algo para benefício do projeto, você deve estar disposto a explicar aos outros colaboradores como tal benefício funciona para que eles possam entender o seu trabalho para torná-lo ainda melhor.

 

Seja conciso
Tenha sempre em mente: o que você escreve uma vez será lido por centenas de pessoas. Escrever um e-mail curto significa que as pessoas podem entender a conversa de forma tão eficiente quanto possível. Quando uma longa explicação for necessária, considere a adição de um resumo.

Tentar trazer novos argumentos para uma discussão para que cada e-mail acrescente algo único para o diálogo, sabendo que o restante da dicussão ainda contém as outras mensagens com argumentos que já foram postados.

Tente manter-se focado no tema, especialmente em discussões que já estão bastante comentadas.

 

Esteja aberto para novas ideias
Muitas das formas de comunicação utilizadas no Projeto Debian permitem discussões públicas e privadas. Conforme o 3º parágrafo do Contrato Social do Debian , você deve utilizar preferencialmente métodos públicos de comunicação para mensagens relacionadas ao Projeto Debian, a menos que você deseje postar alguma informação confidencial.

Isso se aplica a mensagens de ajuda ou de apoio relacionadas ao Debian pois uma mensagem pública contendo um pedido de suporte é mais propenso de ser respondido e garante que quaisquer erros involuntários na mensagem sejam facilmente detectados e corrigidos.

 

– Em caso de problemas…
Embora esse código de conduta deva ser respeitado pelos participantes, reconhecemos que, em algumas vezes, as pessoas podem estar em um dia ruim ou não ter consciência de algumas diretrizes deste código de conduta. Quando isso acontecer, você pode respondê-los e apontá-los este código de conduta. Tais mensagens podem ser públicas ou privadas, o que for mais apropriado. No entanto, independentemente se a mensagem é pública ou não, ele ainda deve aderir às partes relevantes do presente código de conduta; em particular, não deve ser abusivo ou desrespeitoso. Suponha-se boa-fé. O mais provável é que os participantes não tenham conhecimento do mau comportamento e que, intencionalmente, tentem degradar a qualidade da discussão.

Os colaboradores que cometerem infrações graves ou persistentes serão temporariamente ou permanentemente proibidos de se comunicarem através dos sistemas do Projeto Debian. As reclamações devem ser feitas (em privado) para os administradores do fórum de comunicação Debian em questão. Para encontrar as informações de contato para esses administradores, consulte a página na estrutura organizacional do Projeto Debian.

 

Mais informações
Alguns dos links nesta seção não se referem a documentos que fazem parte desse código de conduta, nem eles têm autoridade dentro do Projeto Debian. Entretanto, todos eles contêm informações úteis sobre como se comportar em nossos canais de comunicação:

A.  O Projeto Debian possui uma declaração diversidade.

B.  As regras da comunidade Debian criadas por Enrico Zini. Contém alguns conselhos sobre como se comunicar de forma eficaz.

C.  A lista de discussão do código de conduta é útil para obter orientação específica para todas as listas de discussão do Projeto Debian.

Tradução para o português do Brasil (pt_BR): Éder S. G. (Jordan)

Fonte: https://www.debian.org/vote/2014/vote_002

Anúncios

Sobre Éder S. G.

https://edersg.wordpress.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: