Aniversário de 20 anos do Debian GNU Linux

debian_aniversarioQuero, publicamente, dar os meus PARABÉNS a todos os tradutores, mantenedores de pacotes DEB, desenvolvedores e usuários do meu sistema operacional predileto: Debian GNU Linux! Que nestes 20 anos de vida vocês continuem firmes com seus ideais políticos, técnicos e sociais. Debian é, para mim, sinônimo de software livre e liberdade segundo as definições da Fundação do Software Livre.

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um projeto comunitário verdadeiramente livre com o objetivo de construir um sistema operacional livre. Desde então, o projeto tem crescido para ser um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Disponível em 70 idiomas, e suportando uma grande variedade de tipos de computadores, o Debian se autodenomina o sistema operacional universal; a versão atual inclui mais de 20.000 pacotes de software para mais de dez arquiteturas de computador, variando desde desktops comuns e laptops, telefones celulares e tablets, até grandes mainframes de computação. Debian é a base para várias outras distribuições Linux, incluindo Knoppix e Ubuntu. Milhares de voluntários ao redor do mundo trabalham juntos para criar e manter o sistema Debian, muitos deles em seu tempo livre.

Os pontos fortes do Projeto Debian são sua base de voluntários e o compromisso em oferecer o melhor sistema operacional possível. Além da DebConf (conferência anual dos desenvolvedores Debian), a maior parte da comunicação ocorre na Internet em listas de discussão e salas de bate-papo. Ao contrário de todas as outras distribuições GNU Linux de tamanho similar, Debian é uma organização independente sem fins lucrativos sem apoio de uma empresa comercial. A dedicação do Debian para o Software Livre, sua natureza sem fins lucrativos e o seu modelo de desenvolvimento aberto a tornam única entre as distribuições de Software Livre.

Anúncios

Sobre Éder S. G.

https://edersg.wordpress.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: